Você conhece o VoIP? Também conhecido como Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol)? Caso a resposta seja não, conte com a DPARRA e veja nosso post sobre esta tecnologia! Ela foi criada em meados de 1990, no entanto, foi quase descartada devido às baixas velocidades existentes na época. Com o avanço das tecnologias, veio a Internet Banda Larga, que por sua vez, agregou novamente essa tecnologia ao mercado.
Atualmente, diversas empresas estão utilizando essa ferramenta, que permite a conversação em tempo real, através do IP (Internet Protocol). Assim, ela é capaz de transformar sinais de áudio de um telefone analógico, em sinais digitais, permitindo assim, a conversação pela internet! As empresas que fornecem a telefonia VoIP, são conhecidas como provedoras. Ou seja, o seu provedor VoIP será encarregado do fornecimento do serviço.
Essa tecnologia está presente em nosso dia a dia, e muitas pessoas não sabem disso. Por exemplo, softwares e aplicativos já a utilizam para permitir a conversação por Internet. Neste caso, temos Skype, WhatsApp e até o Messenger. Todos utilizam essa tecnologia capaz de transmitir a voz através do protocolo IP.
Como funciona a tecnologia VoIP
Com o grande destaque dessa ferramenta no mercado atual, devido a alta utilização por parte de pequenas, médias e grandes empresas. Portanto, torna-se necessário o entendimento dessa ferramenta e suas possibilidades. Para o perfeito funcionamento desta ferramenta, o processo para usar a Telefonia VoIP, primeiramente, é dado pela digitalização da voz em dados. Após isso, eles serão percorridos pela rede IP até serem convertidos em voz novamente, em seu destino. Seguindo os aspectos de um telefone convencional.
Ao digitar o número de destino para fazer a ligação, os gateways irão entrar em ação. Gateways são “portais”, em tradução livre, que em resumo, é uma passagem entre dois locais distintos. Estes serão responsáveis por realizarem a conexão entre o IP do utilizador, com o IP do destinatário. Estabelecendo um canal de transmissão, que fará a ponte através da Internet.
Por sua vez, cabe uma redução de custo por conta de uma única rede que poderá carregar dados e voz. Assim, caso você possua uma rede com capacidade de sobre, a utilização do VoIP pode ser uma boa aplicação. Assim, não haverá custos adicionais para levar os dados necessários para fazer e receber ligações. Além disso, chamadas entre VoIPs são, geralmente, gratuitas.
Telefonia tradicional versus Telefonia VoIP
Apesar de que ambos possuam a mesma finalidade, exitem vantagens relacionadas à Tecnologia VoIP sobre a telefonia tradicional. Isso engloba o funcionamento e a estrutura dessa ferramenta. Por exemplo, é possível fazer ligações em qualquer lugar, a qualquer momento, entregando uma maior mobilidade para os usuários. Ou seja, para efetuar essas ligações, basta ter uma boa conexão com a Internet, até sendo possível utilizar seu próprio Smartphone. Além disso, em diversas ocasiões, poderão ser necessárias a gravação de ligações, com essa tecnologia, isso é possível e totalmente versátil ao utilizar aplicativos que gravam e armazenam conversas.
Com a Tecnologia VoIP, um PABX virtual é altamente recomendado. Assim, reduzindo o investimento em infraestrutura. Uma enorme vantagem de utilizá-lo, é fazer o uso de uma mesma rede para trafegar dados e voz. Além disso, permite um aumento de linhas independente da capacidade da física.
Dentre outras vantagens ao compararmos com a telefonia tradicional, temos:
Menor custo para ligações
Como dissemos anteriormente, a Telefonia VoIP consegue unificar a sua qualidade, com um baixo custo. Ou seja, atualmente, os valores por ligação através do VoIP são extremamente inferiores ao de um telefone fixo convencional. Garantindo uma economia que pode chegar a até 70%!
Maior segurança em suas conversas
Atualmente, ligações por VoIP são criptografadas, ou seja, de forma geral, a informação é codificada de forma que só o emissor e o receptor conseguem decifrá-la. Ou seja, é praticamente impossível que as informações sejam extraviadas por pessoas mal-intencionadas. Além disso, as conversas podem também ser gravadas, caso necessário. Tratando-se de sua empresa, segurança é, sem dúvida, um diferencial.
Maior produtividade para sua empresa
Além de um redução nos custos, suas equipes podem contar com uma atuação mais efetiva em conversas com o cliente por exemplo. Uma vez que não há motivos para ter pressa ao telefone. Assim, garantindo uma aproximação maior com o cliente, possivelmente melhorando seus resultados.
Um diferencial competitivo no mercado
A utilização da Telefonia VoIP é vista com bons olhos atualmente, tornando a sua empresa mais competitiva no mercado. Além de possuir baixo custo, toda a sua rede de comunicações pode evoluir, contando com um serviço de qualidade. Ampliando suas oportunidades de vendas, de negociações, entre outros. Portanto, conte com a DPARRA para adotar e tornar realidade em sua empresa essa tecnologia que vem revolucionando as comunicações.